29 de março de 2024

Descrição e avaliação do programa de atendimento aos familiares

28 de outubro de 20132min0

acesse: Atendimento aos familiares

 

Descrição e avaliação do programa de atendimento aos familiares
Description and evaluation of the family assistance program
Susie Saab Araújo, Patrícia Vaquero, Neide A. Zanelatto

Entende-se por família todas as pessoas, que residindo sob um mesmo teto, interajam intimamente. Outros familiares, não pertencendo à família nuclear podem ser incluídos, uma vez que tenham papel importante na dinâmica familiar. A família passa por um período de crise, quando se depara com a questão da dependência de substâncias em seu meio, e necessita de suporte para o enfrentamento desta crise. Estudos ainda ressaltam que o tratamento das famílias, pode facilitar a aderência do familiar dependente ao tratamento. O Treinamento de Habilidades Sociais aplicado a grupos de família, permite que através da modelagem de comportamento, o familiar dependente se aproxime de sua família, sentindo-se acolhido e tendo infra-estrutura para o entendimento do problema da dependência.
Este trabalho objetiva descrever a experiência com grupos de família no ambulatório da Maconha da UNIAD, no período de 2003 a 2005 (57 participantes). Os dados utilizados foram coletados através de questionários de avaliação aplicados ao final do tratamento.
Esses dados revelam que manejar a raiva e falar sobre sentimentos são habilidades nas quais os participantes têm maior dificuldade. A participação feminina (mães) é superior à participação masculina, inclusive quanto à freqüência às sessões. A procura é considerável, mas a adesão cai quando o tratamento começa.


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content