Ronaldo Laranjeira recebe prêmio ISAJE Griffith Edwards, por contribuição mundial na área de dependência química

9 de setembro de 20148min283
e816a591cc99789c7370dca3ff7cebed

Premiação da International Society of Addiction Journal Editors reconhece atuação do psiquiatra 
como clínico, educador e implementador de políticas públicas sobre álcool e drogas

O psiquiatra Ronaldo Laranjeira, presidente da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), foi o ganhador da primeira edição do prêmio ISAJE Griffith Edwards, concedido pela International Society of Addiction Journal Editors (ISAJE), no último dia 4 de setembro, em Chicago, Estados Unidos.

A premiação foi criada para reconhecer realizações e estudos científicos na área de dependência, sendo batizado em homenagem ao pesquisador indiano Griffith Edwards, referência mundial por suas pesquisas sobre vício e tratamento de álcool e outras drogas. Seu trabalho influenciou o desenvolvimento dos estudos sobre o assunto, promovendo padrões científicos e clínicos rigorosos.

Laranjeira foi premiado devido à sua extensa atuação na área de dependência química. Segundo o júri da premiação, o psiquiatra “teve um grande impacto como médico, educador, articulador, promotor e implementador de políticas públicas na área de álcool e drogas no Brasil e também internacionalmente”.Ronaldo Laranjeira é médico formado pela Escola Paulista de Medicina em 1982, com residência em psiquiatria pela mesma instituição. Fez o PhD em Psiquiatria na Universidade de Londres (Maudsley Hospital) no setor de Dependência Química.  Após o seu regresso ao país, fundou a Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (UNIAD), projeto que começou como uma casa de apoio assistencial, com enfoque no alcoolismo e dependência em outras drogas, e tornou-se um dos centros mais reconhecidos do Brasil. Sua equipe coordena vários serviços na área de dependência química e participa da gestão do AME Psiquiatria, na Vila Maria.

Atualmente é presidente da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), professor titular do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), diretor do  Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e outras Drogas (INPAD), do CNPq e coordena a UNIAD. Além disso, é coordenador do Programa Recomeço, criado pelo Governo do Estado de São Paulo para a reabilitação de usuários de drogas. Tem grande experiência em tratamento da dependência química e coordena uma série de cursos de especialização na área, com mais de 1.000 alunos formados, em todo o Brasil. Tem mais de 180 artigos científicos publicados.

A SPDM parabeniza seu presidente Ronaldo Laranjeira por mais este reconhecimento. Confira abaixo a íntegra da premiação:

O prêmio ISAJE Griffith Edwards foi concedido em 2014 ao professor Ronaldo Laranjeira, professor titular do Departamento de Psiquiatria Clínica da Universidade Federal de São Paulo, Coordenador Geral do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para  Políticas Públicas do Álcool e outras Drogas e Diretor da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas. 

É uma honra para nós conceder ao professor Ronaldo Laranjeira o primeiro prêmio ISAJE Edwards Griffith.

Professor Laranjeira incorpora as características enfatizadas na premiação. Ele teve um impacto como médico, educador, articulador, promotor e implementador de políticas públicas na área de álcool e drogas no Brasil e também internacionalmente.

A extensa pesquisa de Laranjeira é eclética e abrange ensaios clínicos, bem como estudos epidemiológicos sobre o álcool e outras drogas, com diferentes perspectivas disciplinares. Ele tem sido uma figura de destaque na maioria das pesquisas brasileiras sobre dependência, por exemplo, no desenvolvimento de estudos que auxiliam a tomada de decisões, e como uma das principais figuras da sociedade brasileira de pesquisa de álcool e drogas. Ele é um forte defensor da integridade de pesquisa.

Suas atividades educacionais têm sido de grande importância para o estabelecimento de um campo de estudos no Brasil, assim como para o desenvolvimento da força de trabalho da saúde em um país grande, com recursos limitados.

Seu trabalho de pesquisa tem sido fundamental para a criação de políticas públicas em um país sem muita tradição na área. Ao longo de muitos anos, esses esforços, aliados a distribuição do conhecimento obtido (através de meios de comunicação, organização de conferências nacionais e a participação em associações de dependência nacionais e internacionais) resultaram em uma mudança na maneira como o vício é encarado e como os esforços em tratamento são realizados no Brasil.

Ele tem, assim, influenciado ativamente a política nacional de álcool e drogas, mas é também de importância internacional, como membro do conselho da Global Alcohol Policy Alliance e consultor sênior da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

O júri do prêmio ISAJE Edwards Griffith 2014 parabeniza o professor Laranjeira.

 

Chicago, 04 de setembro de 2014

Kerstin Stenius -International Society of Addiction Journal Editors (ISAJE) 
Presidente do júriMaristela Monteiro – Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS)
Membro do júriRobert West – Jornal Addiction 
Membro do júri


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content