Um novo e alarmante retrato da Cracolândia

17 de novembro de 20202min28
IMG_6819

O investimento feito pelo poder público na Cracolândia tem dado pouco ou quase nenhum resultado. Os números, ano a ano, só pioram, como mostra levantamento realizado pela Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas da Escola Paulista de Medicina, realizado no final do ano passado e apresentado pelo psiquiatra Ronaldo Laranjeira, coordenador da unidade, em mais uma edição do programa Diálogos no Espaço Democrático, da TV da fundação do PSD.

A extensa área da região central de São Paulo abriga, hoje, quase 2.200 dependentes à noite, o horário de maior fluxo, e é amplamente dominada pelo tráfico de drogas, que oferece segurança aos usuários e fatura ali, mensalmente, R$ 10 milhões. Alguns números impressionam: 58,3% apresentam quadro psicótico; 68,4% são portadores de HIV e 62% de sífilis; 46% roubam para comprar droga.

Coordenado e apresentado pelo jornalista Sérgio Rondino, o programa contou com importantes depoimentos de Alda Marco Antonio, coordenadora do PSD Mulher, ex-vice-prefeita de São Paulo e ex-secretária de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Paulo; de Januário Montone, ex-presidente da Funasa, ex-presidente da Agência Nacional de Saúde e ex-secretário de Saúde de São Paulo; de Andrea Matarazzo, ex-secretário de Coordenação das Subprefeituras de São Paulo, ex-vereador e pré-candidato do PSD à Prefeitura de São Paulo; e da socióloga Gleuda Apolinário, pesquisadora da Unifesp e ex-coordenadora estadual de Política sobre Drogas.

Fonte: Espaço Democrático- https://espacodemocratico.org.br/noticias/um-novo-e-alarmante-retrato-da-cracolandia/


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content