28 de março de 2024

ENTREVISTA_MOTIVACIONA

1 de janeiro de 20142min0

Acesse: Motivacao Senad.pdf

ENTREVISTA MOTIVACIONAL: BASES TEÓRICAS E PRÁTICAS

Flávia S. Jungerman: Psicóloga clínica e pesquisadora da UNIAD – Unidade de Pesquisas em Álcool e drogas – UNIFESP.
Ronaldo Laranjeira: Psiquiatra e coordenador da UNIAD – Unidade de Pesquisas em Álcool e drogas – UNIFESP.

O conceito de motivação tem recebido uma atenção grande na área das dependências. A técnica denominada Entrevista Motivacional (EM) postula que a aderência do dependente ao tratamento depende de sua motivação, mas sabemos que a motivação pode sofrer modificações ao longo do tratamento.
Costuma-se dizer que a motivação do ser humano pode ser avaliada por uma série de comportamentos, tais como:
Concordância com o terapeuta;
Aceitação do diagnóstico deste (isto é, admitir a dependência de uma droga);
Expressão de vontade de mudar ou de ser ajudado;
Exposição do incomôdo com sua situação pessoal e seguir os conselhos do terapeuta.
De forma oposta, estar „desmotivado‟ (em negação ou resistente) é apresentar os comportamentos contrários, portanto:o discordar do terapeuta é estar „em negação‟;o concordar é „insight‟.
A questão é que se julga motivação pelo que o paciente diz e a preocupação nesta nova abordagem seria o que o paciente faz, já que o que o paciente expressa não é garantia de que ele fará o que verbalizou. Assumir um diagnóstico não prediz o sucesso de tratamento, pois muitos dependentes dizem que o fazem, mas não mudam. Há outros pacientes que não se categorizam, mas conseguem mudar de atitude. Não é incomum as pessoas dizerem algo e fazerem diferente.


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content