Parar de fumar pode multiplicar células saudáveis dos pulmões, mostra estudo

5 de fevereiro de 20201min

Os pulmões têm uma capacidade quase “mágica” de reparar alguns danos causados pelo cigarro, mas apenas se você parar de fumar, diz um novo estudo científico. As substâncias químicas presentes no cigarro danificam e provocam mutações no DNA das células pulmonares, transformando lentamente as células saudáveis em células cancerígenas.

O estudo que analisou amostras dos pulmões de 16 pessoas, incluindo fumantes, ex-fumantes, indivíduos que nunca fumaram e crianças mostrou que isso acontece em grande escala nos pulmões de um fumante, antes mesmo de a pessoa desenvolver um tumor.

Veja mais em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/bbc/2020/01/30/parar-de-fumar-pode-multiplicar-celulas-saudaveis-dos-pulmoes-mostra-estudo.htm


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com