29 de março de 2020

Disque Recomeço para vencer a luta contra a dependência química

26 de novembro de 20173min

Portal de Notícias do Governo do Estado de São Paulo

Familiares e dependentes que precisam de ajuda para enfrentar os problemas decorrentes da dependência de drogas lícitas, como o álcool e o tabaco, e drogas ilícitas como a maconha, a cocaína e o crack, podem utilizar o Disque Recomeço 0800-2272863.

O serviço de orientação e auxílio faz parte do Programa Recomeço, do Governo do Estado, que reúne um conjunto de ações coordenadas pelas secretarias estaduais da Saúde, da Justiça e Defesa da Cidadania, e de Desenvolvimento Social.

O Poder Judiciário integra as iniciativas, com a participação do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que acompanham os trabalhos e intervêm segundo as necessidades.

Na cidade de São Paulo há dois serviços integrados de saúde do Programa Recomeço que dão suporte ao programa e que prestam atendimento, acolhimento e tratamento aos dependes químicos e ajuda aos familiares.

Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas) fica na Rua Prates, 165, Bom Retiro, e a Unidade Recomeço, que é um centro de convivência para dependentes químicos, está localizado na Rua Helvétia, 55, região central de São Paulo.

Há ainda a rede dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) distribuídos por diferente bairros da capital e municípios do Estado (clique aqui para conhecer).

O Programa Recomeço mantém ainda vagas para tratamento de dependentes químicos em convênio com diferentes instituições, entre as quais comunidades terapêuticas.

 

Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com