28 de março de 2024

Motoristas recusam cada vez mais o teste de bafômetro para evitar prisão

12 de dezembro de 20172min0
53de8bab5a86ad9aac57f4100dfebf69

Jornal Folha de São Paulo

Cerca de um em dez motoristas abordados tem se recusado a fazer o teste do bafômetro nas blitze realizadas pela PM na cidade de São Paulo. Há uma explosão dessas recusas –só entre janeiro e setembro deste ano foram 12,8 mil na capital– e isso é um fenômeno recente que acompanha o endurecimento da legislação contra os motoristas embriagados.

Segundo o Código Brasileiro de Trânsito, quem é pego dirigindo sob efeito de álcool ou drogas tem o carro retido até a chegada de uma pessoa habilitada para assumir a direção. Tem sido comum, porém, motoristas de aplicativos ou taxistas serem chamados por condutores alcoolizados parados nas blitze para levar o veículo até uma rua próxima para que o proprietário volte a dirigi-lo em seguida.

 http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/12/1942252-motoristas-recusam-cada-vez-mais-o-teste-de-bafometro-para-evitar-prisao.shtml

 

Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content