Dr. Ronaldo Laranjeira – 40 anos fazendo a diferença

6 de dezembro de 20228min16
BLOG-Ronaldo-Laranjeira_Freemind_Issup_Brasil

O Freemind e a ISSUP Brasil parabenizam o Dr. Ronaldo Laranjeira por 40 anos dedicados à profissão médica, à saúde mental e à dependência química. Destes 40 anos, estamos tendo o privilégio de conviver com Dr. Ronaldo e de receber conhecimento da mais alta qualidade, de forma muito ética e inspiradora por 10 anos.

Dr. Ronaldo Laranjeira graduou-se em Medicina pela Escola Paulista de Medicina (EPM) em 1982 – 40 anos atrás – e desde então vem construindo uma carreira muito sólida e exitosa. Fez residência em Psiquiatria pela EPM e PhD em Psiquiatria pela Universidade de Londres, em 1994.

Atualmente é Professor Titular do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Psiquiatria, com ênfase em Alcoolismo e dependência de outras drogas.

Suas principais áreas de pesquisa são: tratamento da dependência química, o impacto das políticas públicas do álcool e outras drogas, bases biológicas da dependência e avaliação epidemiológica do uso de substâncias.

Na área de treinamento, Dr. Laranjeira coordena vários cursos de pós-graduação lato sensu em dependência química (cursos de especialização presencial e virtual). É professor orientador do programa de pós-graduação do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP e coordenador da UNIAD (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas) da UNIFESP.

Em 2014, recebeu o prêmio Griffith Edwards premiação da International Society of Addiction Journal Editors, em reconhecimento pela atuação como clínico, educador e implementador de políticas públicas sobre álcool e drogas. Desde 2013 é o Diretor-Presidente da SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina.

Dr. Ronaldo Laranjeira também é um dos maiores parceiros do Freemind, estando com a Mobilização desde o seu princípio, ajudando muitas vezes na organização dos temas dos nossos congressos e sendo palestrante e/ou moderador em seis das sete edições do Congresso Internacional Freemind.

No Congresso de 2013, no Palácio do Anhembi, em São Paulo, Dr. Laranjeira falou sobre “O consumo de drogas no Brasil – tendências e implicações” e em sua apresentação, mesclou dados estatísticos com comentários sobre as políticas de drogas vigentes à época.

No segundo Congresso, em 2014 na cidade de Atibaia, Dr. Ronaldo apresenta o Programa Recomeço e se autodeclara “um ativista da causa da dependência química”. Ele também fala que uma das tarefas mais importantes para os próximos anos seria tentar motivar e contribuir para a prevenção do uso de drogas e a garantia de proteção para as novas gerações do país.

Em 2015, na cidade de Campinas e durante o 3º Congresso Internacional Freemind, Dr. Laranjeira volta a falar sobre o Programa Recomeço, faz uma palestra falando sobre “Dependência química e prevenção – Desafio de atendimento em rede”. Além disso, participa também do Painel Saúde que discutiu “A maconha e a medicina”, juntamente com o Dr. João Paulo Becker Lotufo, a Dra. Maria de Fátima Padin e o Dr. Alan Indio Serrano.

Em 2016, ainda na cidade de Campinas, um dos maiores Congressos promovidos pela Mobilização Freemind, Dr. Ronaldo Laranjeira foi o moderador de um painel intitulado “Maconha – você acha que legalizar resolve?” e que contou com a participação da Dra. Sue Thau – Assessora de Políticas Públicas da CADCA, Dr. André Malbergier – Coordenador executivo do GREA do HC-USP e o Dr. Dale Quigley – Gerente de Treinamento da Rocky Mountain HIDTA em Denver e especialista em vários aspectos da fiscalização de drogas.

Na cidade de Campos do Jordão, no 5º Congresso Internacional Freemind 2018, Dr. Laranjeira participou de um painel que abordou a “Análise da Legalização da Maconha no Uruguai”do qual participaram também o Dr. Clemente Abella Junior – das Filipinas e a Dra. Becky Vaughn – primeira Diretora Executiva da Georgia Association for the Prevention and Treatment of Substance Abuse.

A cidade de Águas de Lindóia sediou o 6º Congresso Internacional Freemind 2019, no qual o Dr. Ronaldo laranjeira foi peça-chave em 2 momentos, quando abordou a questão da “Ciência na Comunidade Terapêutica” e quando participou do painel que falou sobre a “Família: Fortalecimento dos Fatores Protetores, diante da vulnerabilidade frente ao avanço do uso indevido de drogas”, juntamente com palestrantes como Frei Hans Stapel – da Fazenda da Esperança, Dr. Miguel Tortorelli – Presidente da Federação de Amor-Exigente, Dra. Jaira Adamczyck – ex-presidente da Junta de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos do Brasil e Dra. Larissa Sandoval, da Brapep.

Não há como negar que o Dr. Ronaldo Laranjeira é parte importante do Freemind e é uma referência mundial quando o assunto é a dependência química. Que venham mais 40 anos transformando, com excelência, conceitos científicos em ações práticas de saúde pública e formando muitos novos profissionais inspirados em sua ética, disciplina, sensibilidade e responsabilidade. Parabéns, Dr. Ronaldo Laranjeira.

Fonte: Freemind


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content