28 de março de 2024

Implementação de intervenções breves para uso problemático de álcool na atenção primária, em um contexto amazônico.

1 de outubro de 20112min0

MORETTI-PIRES, Rodrigo Otávio  e  CORRADI-WEBSTER, Clarissa Mendonça. Implementação de intervenções breves para uso problemático de álcool na atenção primária, em um contexto amazônico. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2011, vol.19, n.spe, pp. 813-820. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692011000700020.

O objetivo do estudo foi avaliar o processo de implementação de estratégias de rastreamento e intervenções breves para o uso problemático de álcool (UPA), na atenção primária, do município de Coari, Amazonas. A metodologia usada nesta pesquisa foi do tipo avaliação para gestão por análise do processo, através da triangulação de métodos, utilizando-se técnicas qualitativas, como grupos focais com profissionais de saúde e equipe envolvida na capacitação/monitorizaçã, e dados quantitativos epidemiológicos e de produtividade, em serviços de atenção do ano 2008. Como resultados, obteve-se que o treinamento foi bem aceito pela equipe, que se sentiu valorizada. Da amostra, 25% pontuou UPA no Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT). As dificuldades apresentadas se referem à preservação do enfoque biomédico, ainda, dificuldade para dar continuidade ao trabalho devido à rotatividade dos profissionais por motivos políticos e para estabelecer políticas para áreas de pouco acesso. Conclui-se que há necessidade de ações de gestão e de políticas de saúde, direcionadas à temática do UPA, na atenção primária, sobressaindo a necessidade de fixação do recurso humano das equipes de Estratégia de Saúde da Família.

Palavras-chave : Estudos de Avaliação; Atenção Primária à Saúde; Alcoolismo.

acesse o artigo


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content