9 de setembro de 2024

Revisão: funcionamento executivo e uso de maconha

29 de dezembro de 20122min26
pdf

Priscila Previato Almeida, Maria Alice Fontes Pinto Novaes, Rodrigo Affonseca Bressan, Acioly Luiz Tavares de Lacerda

A prevalência do uso da maconha é superada apenas pela do álcool e a do tabaco, sendo a droga ilícita mais consumida no mundo. Ela é experimentada por muitos jovens europeus e pela maioria dos jovens nos Estados Unidos e na Austrália. No Brasil, em apenas uma década, a prevalência de uso de maconha entre estudantes triplicou. Em um levantamento domiciliar feito na cidade de São Paulo com uma população de indivíduos maiores de 12 anos de idade, a maconha foi a droga ilícita que teve maior freqüência de uso na vida, seguida de longe pelos solventes e a cocaína.

Há séculos a maconha vem sendo utilizada para fins recreacionais; porém, ultimamente vem ocorrendo um aumento no interesse acerca do uso terapêutico desta substância em diferentes condições (e.g., tratamento de glaucoma e da perda de apetite em paciente com AIDS ou outras doenças consumptivas)

pdf revisao_mc_copia.pdf


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content