COMUNIDADE TERAPÊUTICA: do seu histórico ao acompanhamento de adolescentes – um estudo de revisão sistemática de literatura entre 2002 – 2013

2 de março de 20151min308

A presente dissertação de mestrado trata-se de uma revisão sistemática de literatura sobre comunidades terapêuticas, seu histórico e atenção à adolescentes nessas instituições. Para tal utilizamos como protocolos de busca um descritor, que foi comunidade terapêutica, a partir de critérios previamente definidos nas bases de dados Lilacs, Ibecs, Medline e PubMed, no período de 2002 a 2013. A primeira das buscas com a temática comunidade terapêutica e atenção prestada aos adolescentes, originou um total de 7 (sete) artigos, após aplicados os critérios de exclusão e inclusão pré determinados.

acesse: 331368.pdf


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content