A INFLUÊNCIA DA ESPIRITUALIDADE NA RECUPERAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS

28 de março de 20115min20

[gise_fuchs@yahoo.com.br]

* [martha@mfa.unc.br]

Resumo

Este artigo retrata parte dos resultados de uma pesquisa que teve como objetivo caracterizar a influência da espiritualidade na recuperação de dependentes químicos. O estudo de metodologia qualitativa realizou-se com 10 homens que fizeram o programa de recuperação à dependência química na Associação Terapêutica Novo Amanhecer – ATENA. Os mesmos estavam em abstinência desde o momento do programa de recuperação até o dia da entrevista semi-estruturada. Constatou-se que após participação em programa de recuperação para usuários de álcool/drogas todos tiveram mudanças na espiritualidade, uma vez que aprenderam entrar em contato consigo, desenvolvendo-a. Percebeu-se ainda que existe a possibilidade de utilizar a própria espiritualidade dos pacientes como recursos que visam atingir objetivos terapêuticos ligados a promoção de saúde na recuperação de dependentes químicos.

Palavras-chaves: Espiritualidade, Dependência Química, Recuperação, Psicologia.

 

Abstract

This article examines some of the results of a study aimed at characterizing the influence of spirituality in the recovery of addicts. The study of qualitative methodology with 10 men who made the recovery program for chemical dependency in Associação Terapêutica Novo Amanhecer – ATENA. They were abstinent from the time of the recovery program until the day of semi-structured interview. It was found that after participation in recovery program for users of alcohol and drugs all had changes in spirituality, once they have learned to contact you, developing it. There was also that there is the possibility of using patients’ own spirituality as resources that aim to achieve therapeutic goals related to health promotion in recovering addicts.

Keywords: Spirituality, Addiction, Recovery, Psychology.

Introdução

O pensamento pós-moderno abriu a possibilidade de entender a religião e a espiritualidade como aspectos importantes na experiência humana, uma vez que para algumas pessoas a religião é parte integrante de suas vidas e experiências cotidianas (SAVIO e BRUSCAGIN; 2008). Isso acontece porque a espiritualidade está inserida na cultura e no cotidiano de muitas pessoas, pois quando se encontram em situações de risco, de perdas, medo, doenças, estressantes ou traumáticas e de agradecimentos se voltam para sua crença, fé, independente de sua religião.

Assim, a espiritualidade, pode ser considerada como uma forma de expressão religiosa, no relacionamento com Deus em atividades solitárias, estando ligadas as vivências do indivíduo, não necessitando necessariamente estar ligada a uma religião ou crença específica (SOCCI, 2006).

Notas

[i] Psicóloga. Terapeuta Cognitivo Comportamental. Atuante na Associação Terapêutica Novo Amanhecer – ATENA.

** Psicóloga. Terapeuta Relacional Sistêmica. Professora de Psicologia da Universidade do Contestado – Campus Mafra – SC. Mestre em Psicologia pela UFSC.

1 Segundo Laplanche e Pontalis (2001), catarse é uma descarga adequada dos afetos patológicos, podendo o sujeito evocar e até reviver os acontecimentos traumáticos a que esses afetos estão ligados e ab-reagí-los.

2 Segundo a Associação Psiquiátrica Americana – APA (2003), estado dissociativo é a presença de duas ou mais identidades ou estados de personalidade distintos.

3 Graduado: Ritual interno da instituição, para residentes que concluíram o tempo proposto pelo programa terapêutico.

4 Momento desenvolvido por iniciativa do entrevistado E2, onde juntamente com outros residentes levantavam 3 horas e ficavam até as 5 horas em momento de meditação.

A_INFLUENCIA_DA_ESPIRITUALIDADE_NA_RECUPERACAO_DE_DEPENDENTES_QUIMICOS.pdf


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content