Significado do uso de drogas para adolescentes de rua, Valencia, Venezuela.

2 de outubro de 20112min

ALVARADO-CHACON, Roberto et al. Significado do uso de drogas para adolescentes de rua, Valencia, Venezuela. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2011, vol.19, n.spe, pp. 746-752. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692011000700012.

Trata-se de estudo descritivo de abordagem qualitativa, cujo objetivo foi revelar o significado do uso de drogas entre adolescentes que vivem nas ruas, condição que se torna um problema social, de modo que a abordagem teórica busca compreender esse fenômeno. Sete (7) adolescentes do sexo feminino, em Valência, Venezuela, foram entrevistadas. Para análise dos dados, utilizou-se como recurso a metodologia da Grounded Theory e a visão do interacionismo simbólico, de onde emergiram as seguintes categorias: a busca de não ser bom, reafirmação do papel das mulheres, consumo como experiência, o olhar dos outros para a adolescente que usa drogas e o toxicodependente como cuidador. Por fim, conclui-se que o uso de drogas na rua, para adolescentes do sexo feminino, é uma forma de proteção, sobrevivência e inclusão grupal.

Palavras-chave : Adolescente; Menores de Rua; Drogas Ilícitas.

acesse o artigo


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com