Álcool e outras drogas na gravidez

21 de março de 20092min10

Tudo indica que o álcool seja a droga mais consumida em todo o mundo. Na gravidez, seguramente, se ingerido em volumes maiores pela gestante, pode provocar danos ao feto que vão desde comprometimentos mais leves até outros irreversíveis característicos da síndrome alcoólica fetal, descrita por Lemoine et al. no final da década de 1960, na França.
Crianças nascidas de mães alcoólicas e portadoras dessa síndrome apresentam alterações morfológicas congênitas na face e rebaixamento mental.
Estudos posteriores mostraram que, mesmo em pequenas doses, o álcool pode atingir o feto. Tanto ele, quanto a maconha e a cocaína, são drogas constituídas por moléculas pequenas que passam para o sangue materno, atravessam a barreira placentária e agem principalmente no cérebro fetal em formação, que se modifica com extraordinária rapidez.
No Brasil, uma equipe multidisciplinar conduzida pelo Dr. Ronaldo Laranjeira fez um estudo com mil adolescentes grávidas escolhidas aleatoriamente num bairro da zona norte da cidade de São Paulo, para estudar o efeito do álcool e outras drogas sobre o feto. A conclusão foi que grande parte das crianças, submetidas a um exame neurocomportamental cuidadoso 33 horas depois do nascimento, revelavam alterações sutis, tais como irritação, dificuldade de sair da fase do sono para a de alerta, excitação e, mais tarde, maior dificuldade de concentração, de controlar os impulsos e de leitura.
Portanto, hoje em dia, por razões óbvias, o consumo de álcool, maconha e cocaína está contraindicado na gravidez. 
Entrevista – Dr Drauzio Varella- Dr Ronaldo Laranjeira

  


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content