13 de agosto de 2025

A força e a importância dos psiquiatras na SPDM e na FPCS

13 de agosto de 20256min51
banner-site

*Por Adriana Moraes

Neste Dia do Psiquiatra, celebramos e agradecemos a todos os profissionais que dedicam sua vida a cuidar da saúde mental, em especial aqueles que integram a Rede de Psiquiatria da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). São muitas unidades que compõem essa rede, mas hoje vamos destacar o CAISM, um importante centro de atendimento e referência em saúde mental.

 

CAISM Vila Mariana

Imagine um lugar com 128 psiquiatras, isso mesmo, 128 profissionais dedicados ao cuidado dos transtornos mentais. O Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental da Vila Mariana (CAISM) reúne essa equipe de destaque, coordenada pelo Dr. Elson Asevedo, que realiza um trabalho exemplar. Afinal, “a força de uma equipe nasce da união, do respeito e da dedicação do seu líder”.

O CAISM Vila Mariana é resultado de um convênio celebrado entre o Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). O centro conta com pronto-socorro, hospital-dia e um ambulatório equipado com 30 consultórios, oferecendo atendimento humanizado e especializado.

A equipe, composta por psiquiatras altamente qualificados, atua no tratamento de depressão, transtorno bipolar, estresse pós-traumático e casos de esquizofrenia resistentes a todos os tratamentos convencionais. O CAISM também dispõe de um núcleo especializado na prevenção do suicídio e de uma equipe dedicada ao atendimento de pessoas com transtorno do espectro autista, reforçando o papel indispensável do psiquiatra na promoção da saúde mental e na preservação da vida.

 

Faculdade Paulista de Ciências da Saúde

O psiquiatra pode atuar em diversos locais, como hospitais, serviços de urgência e emergência, como prontos-socorros e UPAs (Unidade de Pronto Atendimento), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), empresas em programas de saúde ocupacional, clínicas, em pesquisas científicas e centros de estudo, além de inúmeros outros espaços dedicados à saúde mental.

Nesse contexto, merece destaque a Faculdade Paulista de Ciências da Saúde (FPCS) da SPDM, onde o papel desse profissional é essencial na formação de novos especialistas. Um exemplo é o curso de Especialização em Dependência Química, que conta com a vice-coordenação do Dr. Cláudio Jerônimo, a quem prestamos nossa homenagem por sua dedicação e valiosa contribuição ao ensino e à qualificação de futuros profissionais da área.

Como dizia Carl Gustav Jung: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”.

 

Dr. Ronaldo Laranjeira

“O verdadeiro líder não cria seguidores, mas sim outros líderes” – Tom Peters.

Essa frase traduz com perfeição a trajetória do Dr. Ronaldo Laranjeira. Todos os profissionais da Rede de Psiquiatria da SPDM e da Faculdade Paulista de Ciências da Saúde atuam sob sua coordenação, aproveitando sua orientação e sua capacidade de formar especialistas que, por sua vez, tornam-se referências em suas áreas.

Um dos maiores especialistas em dependência química do Brasil, com mais de 40 anos de carreira dedicados à saúde mental, Dr. Ronaldo é exemplo de liderança, compromisso e excelência!

 

Psiquiatras, parabéns pelo seu dia!

Hoje, comemoramos e expressamos nossa profunda admiração e gratidão a todos vocês!

 

Fontes:

Rede de Psiquiatria da SPDM: https://www.uniad.org.br/destaques/conheca-a-rede-spdm-de-psiquiatria-compromisso-com-o-cuidado-e-a-saude-mental/

Curso de Especialização em Dependência Química da FPCS: https://www.uniad.org.br/noticias/fortaleca-sua-carreira-com-a-fpcs-especializacao-em-dependencia-quimica-com-dr-claudio-jeronimo/

 

*Adriana Moraes – Psicóloga da SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) – Especialista em Dependência Química – Colaboradora do site da UNIAD (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas).


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content