Análise de fios de cabelo identifica substâncias químicas das devastadoras drogas K

24 de julho de 20231min34
Dr Quirino

O Diretor do HUB Dr. Quirino Cordeiro, em entrevista para o Jornal Nacional explicou a importância do programa de testagem toxicológica implantado na unidade.

“Identificando essas substâncias, a ideia é que nós possamos organizar de uma forma mais apropriada a estrutura assistencial para esses pacientes. E, também, sabendo exatamente quais são essas substâncias químicas, a ideia é que nós possamos também ofertar subsídios, informações para as forças de segurança pública para que elas possam organizar estratégias mais apropriadas de redução de oferta dessas drogas”, afirma Dr. Quirino Cordeiro, diretor do HUB de Cuidados em Crack e outras Drogas de SP.

A análise é feita a partir de fios de cabelo cedidos voluntariamente pelos usuários. O resultado deve sair nas próximas semanas e vai indicar quais componentes químicos estão presentes nas drogas K.

Assista a matéria: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/07/20/analise-de-fios-de-cabelo-identifica-substancias-quimicas-das-devastadoras-drogas-k.ghtml


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content