Setembro amarelo: entenda a importância do mês de prevenção ao suicídio

4 de setembro de 20231min25
image (3)

O Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio é lembrado em 10 de setembro; mas a campanha, que neste ano de 2023 tem o lema Se precisar, peça ajuda!, ocorre durante todo mês.

Segundo Rafael Bernardon Ribeiro, médico psiquiatra pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), atual Coordenador-geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, muitos casos de suicídios estão relacionados a alguma doença mental, como depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia. Mas além disso, o abuso de substâncias psicoativas, como o álcool, também pode estar associado como um fator de risco importante.

A primeira coisa, segundo aconselha Rafael Bernardon, é não julgar e/ou desqualificar o sofrimento da pessoa. O médico lembra que nesse processo existem uma série de fatores que alteram a visão dessa pessoa sobre o mundo, que alteram o seu processo de decisão. Ou seja: existe um afunilamento que faz com que a pessoa não veja outra saída.

Leia mais em: https://agenciaaids.com.br/noticia/setembro-amarelo-entenda-a-importancia-do-mes-de-prevencao-ao-suicidio/


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content