1 de outubro de 2020

Prevalência do beber e dirigir em Diadema- SP. Prevalence of drinking and driving in Diadema- SP.

21 de novembro de 20132min

Acesse:Beber_e_Dirigir_comunicao_breve.pdf

Prevalência do beber e dirigir em Diadema- SP.
Prevalence of drinking and driving in Diadema- SP.
Sérgio M Duailibi, Ilana Pinsky, Ronaldo Laranjeira

Os problemas decorrentes do consumo de álcool em motoristas são amplamente estudados internacionalmente e estudos epidemiológicos indicam alta incidência de morbidade e mortalidade relacionada ao beber e dirigir. Existem escassos dados nacionais a respeito. Foi realizado levantamento de dados com bafômetros ativos e passivos em 1000 condutores de veículos em Diadema, em grandes vias de tráfego do ABCD paulista.
Esta pesquisa foi realizada entre fevereiro de 2005 a fevereiro de 2006. Adotamos metodologia do tipo pontos de fiscalização de sobriedade, largamente utilizadas internacionalmente. 23,65% dos motoristas apresentavam algum traço de álcool no ar expirado e 19,42% estavam com níveis de álcool iguais ou acima dos limites legais.
Estes achados foram cinco vezes maiores aos encontrados em pesquisas semelhantes em outros países, sugerem a relevância deste problema nesta cidade (e provavelmente no Brasil), a importância de uma política de álcool específica para este assunto e a necessidade de outros estudos nacionais.


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter