1 de outubro de 2020

Perfil de alcoolistas Considerações gerais sobre tratamento do alcoolismo

18 de dezembro de 20132min

Acesse: : Perfil de alcoolistas.pdf

Perfil de alcoolistas Considerações gerais sobre tratamento do alcoolismo

O tratamento do alcoolismo tem sido visto como fator desafiador na organização de serviços. Vailant (1999) mencionou dez estudos recentes de acompanhamento de longa duração sobre abuso do álcool, com metodologias diferenciadas, onde em média 44% dos pacientes atingiram a abstinência alcoólica, mas 43% voltaram a ser alcoolistas (Vailant, 1999). Oxford e Edwards (1977) observaram que após dois meses, 55% dos pacientes que receberam tratamento preencheram critérios para o sucesso (menos de 10 dias de ingestão de bebidas em dois meses); em seis meses essa cifra foi reduzida para 35%, e ao término de dois anos, para 20%. Ao final deste estudo, o padrão de consumo alcoólico da amostra não submetida a tratamento foi idêntica à amostra submetida ao tratamento.
Os problemas médicos e sociais relacionados ao álcool são de grande preocupação na maioria das populações do mundo e muitos esforços estão sendo feitos para gerar meios de prevenir e tratar o alcoolismo. Dados dos EUA indicam que apenas 15% dos alcoolistas procuram tratamento especializado; 70% dos aproximadamente 11 milhões de alcoolistas dos EUA são vistos em serviços ambulatoriais gerais a cada 6 meses e quase todas estas visitas são para procurar ajuda médica geral e não a de especialistas em saúde mental (Shapiro et al., 1984). Refletindo sobre estes dados, parece que o desfecho do tratamento está relacionado com a motivação para a modificação do padrão de consumo alcoólico que é inevitavelmente influenciado pela situação física e psicológica do paciente.


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter