29 de março de 2024

O papel da genética na dependência do álcool

16 de novembro de 20133min0

Acesse: O papel da genética na dependência do álcool.pdf

O papel da genética na dependência do álcool
The role of genetics in alcohol dependencebr
Guilherme Peres Messas e Homero Pinto Vallada Filho

Rev Bras Psiquiatr 2004;26(Supl):58-62 / Genética na dependência do álcool
O estudo do componente genético nas dependências químicas em geral sofre da mesma dificuldade experimentada pelos demais transtornos da psiquiatria: a indefinição fenotípica, ou seja, a dificuldade de delimitar fronteiras claras para as categorias diagnósticas. No entanto, diversos trabalhos vêm examinando o tema, com resultados significativos, que discutiremos mais abaixo.Apresentaremos os estudos divididos em dois grupos, os estudos epidemiológicos e os moleculares.Os primeiros fornecem a base empírica para a realização dos segundos, orientando quais fenótipos podem ser mais influenciados geneticamente e, assim, mais férteis para a análise molecular. Neste artigo,iremos expor os principais resultados a respeito dos fatores genéticos na dependência do álcool. Contudo, devido ao fato de haver considerável sobreposição entre as categorias das diversas dependências, em alguns momentos, ao longo da exposição, será inevitável a apresentação de alguns dados relacionados à dependência de outras drogas.

Estudos epidemiológicos Os estudos epidemiológicos dividem-se em três modalidades: os estudos em famílias, em gêmeos e de adoção. Os primeiros demonstram uma agregação familiar sugestiva de algum componente genético. No entanto, são incapazes de decidir isoladamente se a agregação se dá predominantemente por via genética ou pela via do ambiente compartilhado.Para aprimorar o exame desta distinção,são empregados os estudos em gêmeos e os de adoção


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content