29 de novembro de 2020

Intervenções Breves para Problemas Relacionados ao Álcool Brief Interventions for Alcohol Related Problems

27 de dezembro de 20132min

Acesse: Intervencao breve.pdf 

Intervenções Breves para Problemas Relacionados ao Álcool
Brief Interventions for Alcohol Related Problems

Ana Cecília Petta Roselli Marques(a) & Erikson Felipe Furtado(b)

Este artigo apresenta os conceitos e pressupostos básicos necessários à compreensão das Intervenções Breves (IBs), com uma revisão da literatura sobre sua efetividade e uma discussão sobre as IBs no Brasil.
Os pressupostos teóricos são discutidos, assim como o quadro conceitual representado pelo acrônimo FRAMES, originado pela composição da primeira letra das palavras inglesas: – Feedback; – Responsibility; – Advice; – Menu; – Empathic e, Self-efficacy. São discutidos os resultados dos estudos de revisão sistemática e meta-análise que investigaram a efetividade das IBs e é apresentado um quadro esquemático dos principais resultados. Finalmente, discute-se a história recente da introdução das IBs no Brasil. Enfatiza-se a importância do treinamento de profissionais de saúde e a adoção das IBs nos diferentes contextos assistenciais, considerando sua efetividade comprovada e sua viabilidade econômica.
Descritores: abuso de substâncias – terapia – métodos – estudos de intervenção – redução de dano – prevenção & controle – comportamento de redução do risco – aconselhamento


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter