25 de novembro de 2020

Como é a Qualidade de Vida dos Dependentes de Álcool ? Roberta Payá , Neliana Buzi Figlie , Janaina LuiseTurisco e Ronaldo Laranjeira O objetivo deste trabalho é discutir a Qualidade de Vida dos dependentes de álcool através da escala Short Form Health S

18 de dezembro de 20132min

Acesse: Qualidade de vida.pdf

Como é a Qualidade de Vida dos Dependentes de Álcool ?

Roberta Payá , Neliana Buzi Figlie , Janaina LuiseTurisco  e
Ronaldo Laranjeira

UNITERMOS: SF-36; qualidade de vida; álcool; tratamento; intervenção
O objetivo deste trabalho é discutir a Qualidade de Vida dos dependentes de álcool através da escala Short Form Health Survey (SF-36). Foram entrevistados 181 pacientes do sexo masculino, em 13 meses, sendo que 49% (N=88) estavam em tratamento em ambulatório de Gastroenterologia de Hospital Geral e 51% (N=93) em ambulatório especializado no tratamento em Dependência Química, ambos pertencentes a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
Os resultados apontaram diferenças significantes em Saúde Mental, uma vez que os pacientes do ambulatório especializado apresentaram qualidade inferior quando comparados ao grupo da gastroenterologia, e Capacidade Funcional, na qual os pacientes do ambulatório de gastroenterologia apresentaram qualidade inferior em relação ao outro grupo. Nas seis subescalas restantes não foram encontrados resultados estatisticamente significantes, podendo ser observado um padrão semelhante na qualidade de vida destas duas amostras.
Quanto a Severidade da Dependência Alcoólica, pesquisada através do Alcohol Dependence Data Questionnaire (SADD), foi encontrada diferença significante entre os grupos, predominando a dependência grave no ambulatório especializado (Média=22/DP=9), diferindo do ambulatório de gastroenterologia onde foi mais freqüente a dependência moderada (Média=16/DP=8).
O artigo tem como proposta discutir a necessidade de uma intervenção não apenas nas pessoas que procuram tratamento especializado, bem como nos pacientes que encontram-se em ambiente hospitalar e a importância de realizar uma abordagem da qualidade de vida no tratamento do alcoolismo.


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter