28 de março de 2024

Aspectos neurofarmacológicos do uso crônico e da Síndrome de Abstinência do Alcool Neuropharmacological aspects of chronic alcohol use and withdrawal syndrome

16 de novembro de 20132min0

Acesse: Aspectos neurofarmacológicos do uso crônico e da síndrome de abstinência.pdf

Aspectos neurofarmacológicos do uso crônico e da Síndrome de Abstinência do Alcool
Neuropharmacological aspects of chronic alcohol use and withdrawal syndrome
Marcos Zaleski, Gina Struffaldi Morato, Vilma Aparecida da Silva e Tadeu Lemos

Na última década, pesquisas clínicas e préclínicas, na área da dependência química, permitiram um grande avanço na compreensão dos seus mecanismos cerebrais subjacentes, caracterizando-a como um transtorno da plasticidade neural, responsável pela neuroadaptação à exposição crônica às drogas.
A neuroadaptação e outras alterações químicas causadas pelo consumo crônico de etanol geram déficit cognitivo, tolerância e dependência física que, por sua vez, contribuem para a manutenção do uso da droga. A cessação da ingestão crônica de álcool ou até mesmo uma queda súbita nos níveis plasmáticos de etanol, pode provocar sintomas de intensidade variada diagnosticados pela CID-10 (Classificação Internacional de Doenças,10ª Revisão, da OMS) e pela DSM-IV (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, 4ªed., da Associação Psiquiátrica Americana),como a Síndrome de Abstinência do Álcool (SAA).Tomaremos como modelo dos acontecimentos neuroquímicos da exposição crônica ao etanol a Síndrome de Abstinência do Álcool,que define a dependência física a essa substância,contém mecanismos comuns com o fenômeno de tolerância funcional ou farmacodinâmica e envolve alguns dos processos que resultam no déficit cognitivo do alcoolista crônico.


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content