29 de setembro de 2020

Alcohol use patterns among Brazilian adults Padrão de uso de álcool em brasileiros adultosCorrespondence

2 de janeiro de 20142min

Acesse: Padrão de Uso de Álcool em Brasileiros Adultos

Alcohol use patterns among Brazilian adults
Padrão de uso de álcool em brasileiros adultosCorrespondence

Ronaldo Laranjeira
Revista Brasileira de Psiquiatria Print version ISSN 1516-4446
Apresentar os padrões de consumo de bebidas alcoólicas entre a população adulta brasileira. MÉTODO: Amostra de 2.346 indivíduos, cuidadosamente selecionada da população brasileira com 18 anos ou mais. Amostra selecionada em todo o território brasileiro, por meio de procedimento probabilístico em múltiplos estágios. As entrevistas, realizadas nas residências, ocorreram entre novembro de 2005 e abril de 2006. RESULTADOS: 48% da amostra relataram não haver bebido no último ano e esse índice variou de acordo com sexo, idade, estado civil, nível educacional e de renda e região do país.
Entre aqueles que bebiam, 29% consumiam usualmente cinco ou mais doses por ocasião (38% entre os homens). Fatores sociodemográficos foram relevantes em relação a todas as variáveis de consumo estudadas: frequência, quantidade, problemas, abuso e dependência. Na amostra total, incluindo os não-bebedores, 28% beberam em binge, 25% relataram ao menos um tipo de problema relacionado ao consumo, 3% preencheram critério para abuso e 9% para dependência. O grau de abstinência da população brasileira é alto. No entanto, os bebedores apresentam elevado nível de consumo de risco. A prevalência de problemas relacionados ao consumo, abuso e dependência de álcool também é significativa. Políticas públicas nacionais devem levar em conta esses fatores assim como as diferenças regionais.


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter