Substância psicodélica é aprovada pela Anvisa para tratamento da depressão

21 de dezembro de 20201min18
Headache

Considerada um avanço no tratamento da depressão, a cetamina, uma substância psicodélica que age diretamente no sistema nervoso central e altera a função cerebral, acaba de ser aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso no Brasil, revelou a revisa Época.

A cetamina é uma droga dissociativa utilizada há muitos anos para anestesia e analgesia e autorizada no Brasil. Porém, alguns médicos têm utilizado a substância de forma diferente do que está na bula, o que é chamado de off label, e administrado para depressão refratária. O uso terapêutico de psicodélicos como a cetamina no País começa a avançar, mesmo que vagarosamente.

leia mais em https://www.ictq.com.br/assuntos-regulatorios/2412-substancia-psicodelica-e-aprovada-pela-anvisa-para-tratamento-da-depressao


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content