SPDM comemora 90 anos de existência

26 de junho de 20237min32
not01032022

“Nós, que fazemos parte da SPDM, nos sentimos honrados de poder contribuir com o tratamento das doenças complexas do sistema de saúde do estado de São Paulo” Dr. Ronaldo Ramos Laranjeira

Nesta data especial, 26 de junho de 2023, a SPDM-Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina completa 90 anos de existência.

Atuando em diversos estados, possui cerca de 68 mil colaboradores. Em todos esses anos a SPDM desenvolveu uma expansão de Rede Assistencial composta, a título de exemplo, por:

  • Hospitais,  Prontos Socorros;
  • Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME);
  • Centros de Atenção Psicossocial (CAPS);
  • Unidades de Pronto Atendimento (UPA);
  • Unidades Básicas de Saúde (UBS);
  • Farmácias de Alto Custo;
  • Centro de Reabilitação;
  • Unidade de Referência do Idoso;
  • Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e muito mais.

Outro feito digno de destaque, em 2019 a SPDM assumiu a gestão de diversos Centros de Educação Infantil (CEI), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo, localizados em diversos bairros da capital paulista.

1º Hospital e a mais recente unidade gerenciados pela SPDM

Tudo começou com o Hospital São Paulo, inaugurado em 1940, para o ensino de clínicas dos alunos da Escola Paulista de Medicina, que se tornou o maior hospital de ensino do País. A instituição atende a todas as especialidades médicas, em especial aquelas com procedimentos de alta complexidade.

A mais recente unidade gerenciada pela SPDM é o HUB de Cuidados em Crack e outras Drogas, inaugurado há cerca de 2 meses, através de um convênio firmado com a Secretaria de Estado da Saúde do Governo do Estado de São Paulo. Criado para atender, principalmente, os dependentes químicos em situação de rua da região central de São Paulo, o HUB oferece aos seus pacientes tratamento especializado com equipe multiprofissional.

SPDM e o tratamento da Dependência Química

Ao longo de todos esses anos de história, a SPDM  tem se destacado por sua gestão de serviços de saúde, com qualidade de atendimento em projetos relevantes para a saúde mental e outras especialidades.

Neste texto comemorativo, ressaltamos o cuidado da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina com o problema da dependência química. A instituição possui inúmeras unidades para desintoxicação, como os CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas), além de hospitais especializados que oferecem internações breves ou longas, elaborados para atender o dependente químico em busca de recuperação.  Entre esses locais, destacamos:

  • Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental Vila Mariana (CAISM) – Diretor Dr. Elson Asevedo;
  • Ambulatório Médico de Especialidades de Psiquiatria Dra. Jandira Masur – Diretora Dra. Ariella Hasegawa Galvão dos Santos;
  • Hospital Lacan – Diretor Dr. Gustavo Machado Barros;
  • Hospital Cantareira – Diretor Dr. Sérgio Tamai;
  • Unidade Recomeço Helvétia – Diretor Dr. Cláudio Jerônimo da Silva;
  • HUB de Cuidados em Crack e outras Drogas – Diretor Dr. Quirino Cordeiro Júnior.

A SPDM em sua organização de serviços de tratamento para dependência química elaborou unidades que atendem os dependentes químicos em seus diferentes estágios da doença. Não há um local melhor que o outro, mas sim pacientes indicados para cada serviço, inclusive quando houver comorbidades associadas ao quadro de dependência química, a SPDM oferece tratamento simultâneo para ambas.

Dr. Ronaldo Ramos Laranjeira – Diretor-Presidente da SPDM

Qual a razão da dedicação da SPDM pela dependência química?

A dedicação da SPDM pela dependência química é porque nós temos um conjunto de profissionais altamente qualificados, que têm aconselhado os serviços de saúde como criar serviços de qualidade numa área tão carente como a dependência química. A combinação desses profissionais capacitados com a competência de gerenciamento da SPDM tem contribuído para sua expansão dos serviços. Nós, que fazemos parte da SPDM, nos sentimos honrados de poder contribuir com o tratamento das doenças complexas do sistema de saúde do estado de São Paulo.

Parabenizo a todos que fizeram ou fazem parte da trajetória de sucesso da SPDM!

 Fonte: www.spdm.org.br


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content