3 de outubro de 2024

Comunidades Terapêuticas e grupos de apoio dão suporte psicológico durante distanciamento social

25 de maio de 20204min18
4a246c9d-eeec-4252-ab58-14f3e2e37fa4

Entidades seguem recomendações de segurança do Ministério da Cidadania; grupos substituíram reuniões presenciais pelas virtuais.

As comunidades terapêuticas continuam com as atividades durante o período de distanciamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus. É fundamental que essas entidades sigam realizando seus trabalhos, pois é sabido que o novo cenário mundial aumentou a incidência de distúrbios e transtornos psicológicos – e o efeito pode ser ainda mais intenso para dependentes químicos. Por isso, o grupo foi considerado serviço essencial. O Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Governo Federal, Quirino Cordeiro, publicou um vídeo em que explica que todas as atividades estão sendo realizadas de maneira segura, orientadas pela Cartilha de Orientações para as Comunidades Terapêuticas, publicada pelo Ministério da Cidadania em março.

Os grupos de apoio também seguem dando suporte a dependentes químicos e suas famílias. Para garantir a segurança de todos, a saída encontrada foi realizar os tradicionais encontros a distância, por meio de reuniões virtuais.

Sabia como entrar em contato com os grupos de apoio:

Alcoólicos Anônimos do Brasil
Reuniões online diariamente às 20h com acesso pelo site.
Linha de ajuda 24h: (11) 3315-9333

Narcóticos Anônimos
Reuniões à distância, orientações pelo site.
Página oficial no Facebook com conteúdo de apoio.
Linha de ajuda:  0800 8886262 e 3003 5222 / Fale conosco faleconosco@na.org.br

Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo
Reuniões online via grupo de whatsapp, informações pelo site.

Amor Exigente
Reuniões semanais sobre Família, Sobriedade e Cônjuges. Informações sobre como participar no site.

Al-Anon do Brasil
Orientações e apoio através do site e redes sociais.

Fonte: ASCOM – Ministério da Cidadania


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content