25 de setembro de 2020

Promotoria de Justiça e Fórum de Santo André implantam Justiça Terapêutica

6 de dezembro de 20172min

MPSP

Usuários de álcool e drogas são encaminhados à terapia

A Promotoria de Justiça e o Fórum de Santo André implantaram o projeto Justiça Terapêutica, cujo objetivo é facilitar o encaminhamento de autores de infrações penais leves que abusam de álcool e outras drogas para receber atenção e atendimento terapêutico ao mesmo tempo em que solucionam a situação judicial.

Mais de 40 pessoas ouviram as informações apresentadas pelos profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS Ad) de Santo André e, ouviram, também, os depoimentos dos membros voluntários de Narcóticos Anônimos (NA), Alcoólicos Anônimos (AA), Amor Exigente (AE), Alanon e Naranon.
As diversas pessoas convocadas pela Justiça estavam envolvidas com o crime de porte de drogas para uso próprio, embriaguez ao volante e até um caso de furto simples. Alguns deles estavam acompanhados de familiares e todos ouviram as informações e os depoimentos esclarecedores sobre os efeitos do abuso do álcool e das drogas e seus efeitos.

Em seguida, todos foram encaminhados para as audiências com os juízes, promotores de Justiça, advogados e defensores públicos informados e capazes de buscar alternativas para o problema do abuso de substâncias psicoativas.

Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo – Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
comunicacao@mpsp.mp.br | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter