O sintoma pouco falado da depressão que desafia o tratamento

21 de agosto de 20232min26
not2108

A anedonia é definida como a redução do interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades antes apreciadas por uma pessoa. Uma pessoa que sofre de anedonia por extenso período de tempo (consistentemente, por pelo menos duas semanas) pode ser diagnosticada com depressão, mesmo se não se sentir triste ou desanimada. E, embora seja principalmente associada à depressão, a anedonia também pode ser um sintoma de outros transtornos.

ONDE BUSCAR AJUDA?

  • Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) – clínicas da família, postos e centros de saúde;
  • Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h);
  • Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192);
  • Hospitais;
  • Prontos-socorros.

Apoio emocional e prevenção ao suicídio:

Centro de Valorização da Vida (CVV) – funciona 24 horas por dia pelo telefone 188 (ligação gratuita de qualquer linha telefônica fixa ou celular) e também atende por e-mail, chat e pessoalmente (confira no site https://www.cvv.org.br/).

Leia mais em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cmj4m5m1z2ro


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content