Médico Quirino Cordeiro Jr. assume Secretaria de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania

18 de fevereiro de 20194min

Ex-coordenador-geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, ele atua há mais de 20 anos na área da saúde mental

Brasília – O médico Quirino Cordeiro Júnior é o novo secretário de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania. Com vasta experiência na área da saúde mental e dependência química, Quirino é formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e tem doutorado em psiquiatria, também pela USP.

A recém-criada Secretaria de Cuidados e Prevenção às Drogas terá como foco ações relacionadas a prevenção, cuidados, tratamento e reinserção social de pessoas com dependência química. Tema desafiador, segundo Quirino, não apenas para o Ministério da Cidadania e o governo federal, mas para toda a sociedade. “Temos uma janela de oportunidades para que possamos trabalhar de maneira efetiva, em especial na área de prevenção e de cuidados com pessoas com dependência química, e na área de inserção social”, disse.    

O secretário de Cuidados e Prevenção às Drogas destaca ainda que o novo Ministério da Cidadania – que engloba as pastas de Desenvolvimento Social, Cultura e Esporte – oferece mais oportunidades de ações intersetoriais. “Este novo cenário possibilita utilizarmos todas as áreas relacionadas para que possamos trabalhar de forma mais ampla as políticas antidrogas”.

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, destaca o trabalho desenvolvido por Cordeiro à frente da pasta de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas no Ministério da Saúde e diz que, agora, as ações serão ampliadas na área de prevenção, atendimento e acompanhamento dos dependentes químicos. “O dr. Quirino irá trazer todo seu conhecimento para esta nova secretaria em que vamos trabalhar ainda mais na prevenção do uso de drogas, do atendimento e acolhimento aos dependentes químicos”. Para Terra, a epidemia de drogas é um problema de saúde pública e a principal causa de violência no Brasil. 

Trajetória –  Quirino Cordeiro Jr. é professor-adjunto do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e professor afiliado do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Já atuou como coordenador-geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde e foi membro do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), do Ministério da Justiça. Por 10 anos, o novo secretário esteve como gestor de serviços ligado à saúde mental, o que proporcionou uma aproximação da gestão pública. Atuou ainda na direção do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (Caism), em São Paulo, e do Hospital Cantareira da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que atendem pessoas com problemas psiquiátricos em decorrência do uso de substâncias psicoativas.

Fonte: Ministério da Cidadania – Secretaria Especial do Desenvolvimento Social 


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com