Guia de Ações de Advocacy para a Agenda 2030

23 de março de 20212min190

Um guia para acompanhar e incidir sobre a Agenda 2030 visando à garantia e à promoção dos direitos econômicos, sociais, culturais e à superação das desigualdades para não deixar ninguém para trás.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade firmado por todos os 193 Estados membros da Organização das Nações Unidas (ONU)1 2 em 2015. Ela é constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas – integrados e indivisíveis – que equilibram as três áreas do desenvolvimento sustentável: social, ambiental e econômica.

Os objetivos e as metas contidos na Agenda 2030 são essencialmente guias que indicam elementos a serem considerados por governos, sociedades, empresas e pelo setor acadêmico para direcionar o mundo para um caminho sustentável e resiliente. Por isso, a avaliação da implementação de políticas públicas com base neles é fundamental para não deixar ninguém para trás.

Elaborada de maneira colaborativa por todos os Estados membros da ONU, inclusive pelo Brasil, a Agenda é aplicável a todos os países, levando em consideração as diferentes “realidades nacionais, capacidades e níveis de desenvolvimento e respeitando as políticas e prioridades nacionais”. Para que os ODS sejam cumpridos, é preciso que cada país leve em frente a Agenda por meio de políticas locais, promovendo meios para implementá-las em âmbito nacional.

Leia o guia completo.


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content