Dr. Quirino Cordeiro assume a direção do “Hub de cuidados em crack e outras drogas” antigo CRATOD

13 de abril de 20233min104
52811058033_c326632612_6k

*Por Adriana Moraes

Sob  gestão da SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), o CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas) foi totalmente reformado e a partir de agora passa a ser um “Hub de cuidados em crack e outras drogas”, o psiquiatra DrQuirino Cordeiro foi o escolhido para  ser o novo diretor  desse modelo de inovação ao cuidado com o dependente químico.

dr quirinoDr. Quirino é referência na área da saúde mental e dependência química, formado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Psiquiatria pela mesma instituição, tem uma extensa trajetória profissional. Durante anos trabalhou como gestor de serviços ligados à saúde mental, foi diretor do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental em São Paulo e do Hospital Cantareira gerenciado pela SPDM.

Acesso ao Hub – O acesso ao serviço será realizado por busca ativa com profissionais especializados em dependência química nas abordagens e escutas qualificadas; busca espontânea, procurando diretamente o serviço; busca ativa solidária por meio de organizações sociais e ou missionárias ou grupos de mútua ajuda. O Hub seguirá como porta de entrada dos  dependentes químicos que procuram ajuda para tratamento no Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (Caps AD), mesmo modelo utilizado pelo CRATOD.

Cada paciente que chegar ao Hub será analisado e acompanhado com singularidade. O novo serviço contará com uma Ala de Acolhimento e Assistência Social com capacidade para acolhimentos de qualidade, avaliação dos riscos médicos e clínicos 24 hs, além de leitos de dia e noite para acolhimento de curta duração e encaminhamento para demandas sociais. A unidade deve ofertar mais de 700 atendimentos clínicos por mês e 6 mil atendimentos sociais.

*Adriana Moraes – Psicóloga da SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) – Especialista em Saúde Mental e Dependência Química – Colaboradora do site da UNIAD (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas).


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content