26 de fevereiro de 2024

Cracolândias: enfrentar sem esmorecer

31 de janeiro de 20232min12
IDHAPOQ2PJPEVFVCHN233ARLH4
“Na São Paulo das muitas cracolândias, onde é fácil conseguir droga, ressurge a pretensão, anunciada pelo Prefeito Ricardo Nunes (MDB), de promover-se a internação compulsória de pessoas que usam crack há mais de cinco anos nesses conglomerados. Segundo reportagem publicada no jornal O Estado de São Paulo (14/01/2023), o Município vai trabalhar em conjunto com o governo estadual para oferecer o atendimento aos dependentes químicos.
A ideia não é nova, basta dizer que está completando 10 anos o Programa Recomeço, instituído por meio do Decreto nº 59.164/13, e que foi o resultado de inúmeras ações anteriores, que contaram com a participação e apoio de entes governamentais e não governamentais.
Peço licença para o relato, por vezes, na primeira pessoa, mas trata-se de minha experiência para que o referido programa fosse implantado.

Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content