Conversas de Vida – Prevenção ao suicídio

11 de setembro de 20233min26
SITE UNIAD

No dia 11 de setembro de 2020, foi inaugurado o Serviço de Prevenção ao Suicídio o Conversas de Vida – Centro de Promoção de Esperança e Prevenção de Suicídio, criado para implementar estratégias baseadas em evidência na prevenção de suicídio em uma lógica de saúde pública, que possam ser replicadas na rede de atenção psicossocial do país.

O psiquiatra Dr. Elson Asevedo, é o coordenador geral do programa Conversas de Vida e diretor do CAISM Vila Mariana (Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental), sua equipe é multiprofissional, composta por psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.

Dr. Elson informou que o Conversas de Vida foi o resultado de vários anos de estudo e trabalho na área de prevenção de suicídio e o objetivo é contribuir para a redução das taxas de suicídio no Brasil.

De acordo com a gravidade do quadro, o paciente será direcionado para uma das quatro modalidades de atendimento:

– Ambulatório: para a reabilitação psicossocial;
– Hospital dia: para atendimento semi-intensivo;
– Pronto-socorro: para abordagem de urgência ou emergência;
– Internação: para pacientes com transtorno mental em situação de crise que necessitam de cuidado em ambiente continuamente protegido.

Centro de Promoção de Esperança e Prevenção de Suicídio, também oferece serviços ambulatoriais específicos, às sextas-feiras, entre 13h e 19h, com agendamento prévio para pacientes que não estejam em situação de risco iminente.

Nos casos de risco iminente de suicídio recomenda-se a internação psiquiátrica, ainda que involuntária.

Ambulatório Conversas de Vida

Horário: Sextas feiras, das 13 às 19 horas.
Endereço: Rua Major Maragliano, nº 241.
O canal de agendamentos ocorre via email: contato@conversasdevida.com
Para emergências, os pacientes são orientados a procurar o pronto socorro mais próximo à residência, o pronto socorro do CAISM – Vila Mariana ou acionar o SAMU 192.


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content