9 de setembro de 2024

Participação do Dr. Quirino Cordeiro e Dr. Antônio Geraldo enriquece debates no XI Congresso Brasileiro de Direito Médico do CFM

2 de setembro de 20244min112
baixados (14)
No dia 28 de agosto de 2024, na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM) em Brasília (DF), o Dr. Quirino Cordeiro, diretor do HUB de Cuidados em Crack e outras Drogas, e o Dr. Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), participaram ativamente do XI Congresso Brasileiro de Direito Médico do CFM. O evento foi marcado por discussões profundas sobre temas contemporâneos em Direito Médico, como a judicialização e desjudicialização na saúde, os danos morais e materiais decorrentes da prestação de serviços de saúde, e os desafios relacionados à invasão e precarização do ato médico.

No painel sobre o uso de drogas, o Dr. Quirino Cordeiro, chefe do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, atuou como painelista em uma discussão crítica sobre os riscos da liberação do uso recreativo de drogas. Ele abordou com clareza as implicações dessa liberação e a necessidade de oferecer uma assistência adequada aos usuários.


Já o Dr. Antônio Geraldo, brilhou ao discutir a Resolução CNJ nº 487/2023, que aborda a questão dos manicômios. Ele destacou a importância de uma abordagem psiquiátrica ética e responsável, sublinhando a necessidade de reformas para assegurar um tratamento mais digno e adequado para os pacientes.

 
Dr. Quirino Cordeiro e Dr. Antônio Geraldo
A presença conjunta dos psiquiatras Dr. Quirino Cordeiro e do Dr. Antônio Geraldo no XI Congresso Brasileiro de Direito Médico do CFM, ressalta a importância da colaboração entre dois dos mais destacados especialistas em saúde mental e psiquiatria no Brasil.  Com uma vasta experiência na área, a presença dos dois em eventos como este demonstra a relevância de uma abordagem integrada para enfrentar os desafios da saúde pública. 
 

A realização do XI Congresso Brasileiro de Direito Médico do CFM foi um marco essencial para o avanço das discussões sobre os desafios e as responsabilidades na interface entre a medicina e o direito. Eventos como este não apenas enriquecem o conhecimento dos profissionais, mas também contribuem para o fortalecimento de uma medicina mais ética e justa, beneficiando toda a sociedade.


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content