Reportagem do SPTV no HUB: Abordando o Crescente Uso da K9

23 de maio de 20242min135
52811058033_c326632612_6k

A droga K9 tem sido destaque em diversos meios de comunicação devido aos seus efeitos alarmantes e crescente incidência. No dia 16 de maio, a equipe do SPTV da Rede Globo realizou uma visita ao HUB de Cuidados em Crack e outras Drogas e entrevistou o diretor da unidade, Dr. Quirino Cordeiro. O tema da matéria foi: “Droga K9 se espalha pela capital”. Conhecida por seu poder devastador e efeitos nocivos à saúde, a droga K9 tem se espalhado rapidamente, deixando um rastro de vidas afetadas pelo uso de substâncias e suas consequências.

A equipe do SPTV mostrou a realidade das ruas, registrando pessoas sob o efeito das drogas sintéticas, retratando cenas tristes e impactantes. A cobertura da mídia reflete a preocupação crescente das autoridades de saúde e segurança com os impactos da K9 na sociedade, estimulando debates e ações para combater esse problema emergente.

Palavras do Dr. Quirino Cordeiro:
“Quando comparamos os pacientes que fazem uso da droga K com aqueles que não utilizam esses canabinoides sintéticos, observamos um aumento significativo nos quadros psiquiátricos decorrentes do uso dessas substâncias.”

Em meio aos desafios apresentados pelo avanço das drogas sintéticas, a reportagem do SPTV ressalta a importância da conscientização e do apoio às iniciativas de prevenção e tratamento oferecidas pelo HUB.


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content