26 de fevereiro de 2024

Participação dos profissionais do HUB de Cuidados em Crack e outras Drogas no Congresso da ABEAD

12 de setembro de 20233min83
capa-nova-site-congresso-scaled

Os profissionais do HUB de Cuidados em Crack e outras Drogas tiveram a oportunidade de participar do XXVII Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (ABEAD), realizado nos dias 3, 4, 5, e 6 de setembro, com o tema: “Celebrando a diversidade: eu, tu, eles … é nós!”.

A ABEAD, que se prepara para celebrar seu 45º aniversário, promoveu este congresso como uma forma de comemorar suas décadas de dedicação. Sua missão fundamental é facilitar a disseminação de informações e fornecer suporte aos profissionais envolvidos no campo das dependências químicas e comportamentais.

Pôster e palestras da equipe do HUB:

  • O Dr. Quirino, diretor do HUB, e o psiquiatra Dr. Hewdy Lobo proferiram palestras abordando o seguinte tema: “A perspectiva do internamento involuntário e compulsório no âmbito das Leis 10.216/2001 e 13.840/2019. Uma esguelha Jurídica e Social.”
  • Eliana Santos, supervisora de enfermagem, abordou de maneira impactante o tema: “Minorias Invisibilizadas, Vozes Poderosas! Nós da Rua, População de Rua”.
  • O médico psiquiatra Danilo Seabra enfatizou em sua palestra a importância de “Produzir saúde (s) nas cenas abertas de uso do centro de São Paulo: HUB de Cuidados em Crack e outras Drogas”.
  • Nildes Nery, assistente social do HUB, conhecida carinhosamente como pastora Nildes, falou sobre: “Ação Retorno”: o desafio da prevenção de drogas para as crianças e adolescentes da Cracolândia.
  • Aline Corrêa, gerente de enfermagem, apresentou um pôster com dados da unidade com o título: “HUB de Cuidados em Crack e outras Drogas: reestruturação de serviço de atendimento na cena de uso de São Paulo.”

O HUB é gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), importante destacar a presença da psicóloga, pesquisadora e assessora técnica da SPDM, Dra. Clarice Madruga, que com toda sua experiência tem orientado a equipe do HUB com muita dedicação!

O evento promovido pela ABEAD foi um grande sucesso, e os profissionais do HUB contribuíram significativamente com palestras e pôster de extrema relevância, enriquecendo ainda mais o congresso!


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content