Nota de Falecimento – Martin Raw

5 de junho de 20242min264
Martin-Raw

Nos últimos 40 anos, o Reino Unido experimentou uma significativa queda no número de fumantes, em grande parte devido ao trabalho de pesquisa de Martin Raw, que faleceu de fibrose pulmonar aos 73 anos. Raw foi o principal autor das primeiras diretrizes baseadas em evidências da Inglaterra para tratar a dependência do tabaco em 1998, o que levou à criação de uma rede nacional de serviços de cessação do tabagismo no NHS, que continua ativa até hoje e foi replicada por muitos países. Em 2010, ele liderou um grupo de trabalho de 36 países para redigir diretrizes de cessação para um tratado de saúde da ONU, que desde então foram adotadas por mais de 170 países.

Raw, um psicólogo clínico, iniciou sua carreira no Instituto de Psiquiatria de Londres na década de 1970. Em 1982, ele coautorou o primeiro ensaio clínico que demonstrou a eficácia da goma de mascar de nicotina para ajudar as pessoas a parar de fumar. Ele também foi fundamental na concepção do Dia Nacional Sem Fumo no Reino Unido, inaugurado em 1984, e contribuiu para várias políticas de controle do tabagismo, como a proibição de publicidade e patrocínio em 2003 e a introdução de embalagens padronizadas em 2016. Nos últimos anos, Raw focou em programas de cessação em países de baixa e média renda e fundou o Centro Internacional para a Cessação do Tabagismo em 2015. Seu legado inclui a publicação de oito livros e mais de 50 artigos de pesquisa, além de ser reconhecido com prêmios prestigiados por suas contribuições à saúde pública.

Leia mais em: Martin Raw obituary | Smoking | The Guardian

 


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content