Livro “Baseado em evidências: o recomeço longe das drogas”

23 de março de 20224min8
Lançamento Livro - Sites

*Por Adriana Moraes

O material aqui retratado tem como finalidade principal apresentar a relevância do Programa Recomeço, criado especialmente para ajudar os dependentes químicos, principalmente usuários de crack, oferecendo tratamento multiprofissional com uma equipe especializada e posteriormente a reinserção social.

Neste livro, Dr. Ronaldo Laranjeira, um dos maiores especialistas do país em dependência química, em conjunto sua equipe de especialistas, traça um histórico do Programa Recomeço e faz um relato muito interessante e aprofundado sobre o modelo de gestão e metodológico na relação de parceria com as comunidades terapêuticas, fornecendo dados relevantes sobre a experiência pioneira do Estado de São Paulo no enfrentamento da epidemia de crack, que vem servindo de exemplo para todo o Brasil.

O Programa Recomeço é fruto de uma parceria entre as secretarias de Saúde, Justiça, Segurança Pública, Educação e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, constituindo-se em um case de sucesso na implantação de uma rede assistencial para tratamento e recuperação de usuários de drogas.

A Rede Recomeço foi pensada para constituir equipamentos de cuidados à população usuária de substâncias psicoativas, visando a reestruturação do dependente químico em qualquer estágio da doença.

Rede de Assistência Programa Recomeço:

  • Hospitais;
  • Atendimento Ambulatorial (CRATOD, CAPS, UBS, UPAS, etc.);
  • Casa de Passagem;
  • Comunidades Terapêuticas;
  • Repúblicas;
  • Moradia Assistida;
  • Recomeço Família;
  • Conselheiros de Rua;
  • Disk Recomeço.

Recuperar a saúde física e psicológica, trazer de volta autoestima e reintegrar dependentes químicos ao convívio social são as bases de ações do Programa Recomeço, que foi criado com o objetivo de facilitar o acesso ao atendimento médico e psicossocial, e promover o abandono do vício, resgatando a dignidade dos usuários de substâncias psicoativas.

O Programa Recomeço mostra que é possível ter sucesso na política sobre drogas e que o único caminho para tal é transformar este enfrentamento em uma legislação de política pública estadual.

Clique aqui para baixar e ler o livro completo

Boa leitura!

*Adriana Moraes – Psicóloga da SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) – Especialista em Dependência Química – Colaboradora do Site da UNIAD (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas).


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content