HUB recebe visita do representante do NIDA – Dr. Ivan Montoya

15 de setembro de 20232min13
IMG-20230905-WA0003

O Dr. Quirino Cordeiro, diretor do HUB de Cuidados em Crack e outras Drogas, teve a honra de receber na última segunda-feira, dia 4 de setembro, a visita do Dr. Ivan Montoya, ilustre representante do National Institute on Drug Abuse (NIDA) da Clinical Director of the Division of Therapeutics and Medical Consequences (DTMC) – Estados Unidos.

O diretor realizou uma apresentação sobre o percurso do HUB, que completou 5 meses de atividade. Durante a exposição, ele destacou que a unidade segue o modelo recomendado pelo NIDA, que se baseia nos 13 princípios para coordenar o tratamento da dependência química. O Dr. Quirino, ressaltou que o acesso ao HUB também é realizado por meio de busca ativa, com o envolvimento de profissionais especializados em dependência química que conduzem abordagens e escutas altamente qualificadas.

Além disso, estiveram presentes na visita a Dra. Clarice Madruga: professora Afiliada da UNIFESP e assessora técnica da SPDM; Alexandre Araújo: presidente fundador da Associação Faces e Vozes da Recuperação no Brasil; Nildes Nery: assistente social do HUB; Darío Gigena Parker: Secretário de Estado para a Prevenção e Assistência à Dependência Química/Ministério da Saúde de Cordoba (Argentina); Samuel Bettiol: gerente operacional do Freemind e ISSUP Brasil; Bárbara Inocente: médica psiquiatra em formação – Hospital Vida em Londrina; Mateus Stuart: do Faces e Vozes da Recuperação.


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content