HUB na Band e na mídia: impacto das drogas K

17 de maio de 20245min386
1

Quarta-feira, 15 de maio, a equipe da Band visitou o HUB de Cuidados em Crack e outras Drogas para coletar informações sobre o avanço das drogas K. Eles foram recebidos pelo diretor, Dr. Quirino Cordeiro. A repórter Maju Arruda Leite, no programa “O Pulo do Gato”, destacou relatos de usuários no centro, evidenciando o impacto dessas substâncias, especialmente no centro de São Paulo. A reportagem completa, intitulada “Efeito zumbi”: HUB registra avanço das drogas K no centro de SP, está disponível no final do texto.

O HUB tem sido amplamente destacado nos meios de comunicação devido ao aumento alarmante do uso das drogas sintéticas, especialmente a K9, em São Paulo. Este centro de referência tem atuado na linha de frente no combate aos efeitos devastadores dessas substâncias, que têm se espalhado rapidamente pelo centro da cidade, especialmente na região de cenas abertas do uso.

A exposição na mídia não apenas destaca a gravidade da situação, mas também mobiliza a sociedade e as autoridades para ações mais assertivas e coordenadas na luta contra esse problema de saúde pública.

Alguns destaques na mídia:– Jornal Estado de S. Paulo
Em um dos relatos mais impactantes, o “Jornal Estado de S. Paulo” descreveu a K9 como uma “droga zumbi”, mencionando que os usuários frequentemente “congelam, sem movimento”, evidenciando os efeitos paralisantes e debilitantes da substância. Este fenômeno tem sido chamado de “efeito zumbi”, e a disseminação da droga tem gerado grande preocupação entre as autoridades de saúde e segurança.

– Band News TV
A “Band News TV” divulgou que as internações devido ao uso de K9 aumentaram em 700% em São Paulo. Este dado alarmante destaca a gravidade da situação e a necessidade urgente de intervenções eficazes para controlar essa crise de saúde pública.

– SPTV 2ª edição e Profissão Repórter
O Dr. Quirino Cordeiro tem sido uma voz ativa na mídia, trazendo à tona os riscos associados ao uso da K9. Ele participou do “SPTV 2ª edição”, onde discutiu extensivamente sobre os perigos dessa droga sintética. Além disso, o HUB foi destaque no programa “Profissão Repórter”, mostrando o trabalho incansável da equipe na tentativa de reverter os danos causados por essas substâncias.

– Jornal Nacional e G1
O diretor da unidade participou do “Jornal Nacional”, onde falou sobre a análise de fios de cabelo que identificam substâncias químicas das devastadoras drogas K, destacando também o sistema de testagem toxicológica implantado no HUB. Além disso, o “G1” também noticiou que o Governo de São Paulo implantou um sistema de vigilância toxicológica para detectar o uso de drogas sintéticas a partir de fios de cabelo.

Jornal Folha de S. Paulo
O “Jornal Folha de S. Paulo” foi um dos primeiros veículos da mídia a abordar o HUB em 2023, com essa notícia, destacando que usuários da Cracolândia constituem 40% dos atendidos no novo centro antidrogas de São Paulo. Essa cobertura inicial ressaltou a importância da atuação do HUB na assistência aos indivíduos mais afetados pelo uso dessas drogas devastadoras.

Tratamento
O trabalho do HUB, assim como a liderança e experiência do Dr. Quirino Cordeiro, são essenciais para enfrentar o desafio crescente das drogas sintéticas em São Paulo. O diretor informou à equipe da Band que, até o momento, ainda não há na literatura médica um tratamento específico para os dependentes das drogas K, mas os colaboradores da unidade estão atentos e oferecendo o melhor cuidado possível.

Link – Efeito zumbi”: HUB registra avanço das drogas K no centro de SP: https://www.band.uol.com.br/videos/efeito-zumbi-hub-registra-avanco-das-drogas-k-no-centro-de-sp-17251220

 


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content