HUB de Cuidados em Crack e outras Drogas: mais de 18 mil pessoas atendidas, esperança para os dependentes químicos

4 de janeiro de 20243min138
52811058033_c326632612_6k

O HUB de Cuidados em Crack e outras Drogas, inaugurado em abril de 2023, vem realizando um trabalho de excelência no atendimento a dependentes químicos em São Paulo. Com 08 meses de funcionamento, a unidade já realizou mais de 18 mil atendimentos, sendo mais da metade de frequentadores da região da cracolândia.

O HUB oferece atendimento 24 horas, com profissionais disponíveis para atender a qualquer hora do dia ou da noite, que inclui acolhimento, avaliação médica, tratamento medicamentoso, acompanhamento psicológico e social. A equipe é composta por 380 profissionais especializados em dependência química, incluindo psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros.

Estamos no começo de janeiro, mês da Campanha “Janeiro Branco” de conscientização sobre a saúde mental e emocional da população, é também uma oportunidade para chamar a atenção para a importância do tratamento da dependência química. O HUB de Cuidados é um exemplo de como o tratamento pode ser realizado de forma eficaz, oferecendo aos dependentes químicos uma oportunidade de recomeçar.

Segundo dados do Portal do Governo do Estado de São Paulo, até o início de dezembro, a unidade realizou cerca de 7 mil encaminhamentos, sendo 4 mil para Hospitais Especializados e 2,4 mil para Comunidades Terapêuticas. Outros 702 pacientes apresentaram demandas clínicas e foram encaminhados para Prontos Socorros, Unidades Básicas de Saúde, Ambulatórios Médicos de Especialidades ou Hospitais Gerais.

Com o apoio da equipe e o incentivo do diretor, Dr. Quirino Cordeiro, o HUB tem tudo para continuar sendo uma referência no combate à dependência química.

Não desista dos seus sonhos! Com força de vontade e ajuda do HUB, é possível vencer a dependência química. O tratamento é essencial para a recuperação dos dependentes químicos e para a prevenção de recaídas.

Fonte: https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/dependencia-quimica-sp-faz-18-mil-atendimentos-no-hub-de-cuidados-em-2023/


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content