23 de fevereiro de 2024

HUB 10 meses de dedicação à recuperação

8 de fevereiro de 20242min27
52811058033_c326632612_6k

O HUB de Cuidados em Crack e outras Drogas, localizado no bairro do Bom Retiro, próximo da região da Cracolândia, em São Paulo, completou 10 meses de atividades sob a direção do psiquiatra Dr. Quirino Cordeiro. Nesse período, a unidade bateu recorde de atendimentos, realizando uma variedade de serviços, incluindo triagem, acolhimento, acompanhamento psicológico e psiquiátrico, encaminhamento para tratamento e reinserção social.

Muitos pacientes que frequentam o HUB, apresentam comorbidades psiquiátricas e clínicas, as comorbidades mais comuns incluem transtornos de humor, como depressão e transtorno bipolar, transtorno de personalidade e esquizofrenia. A presença de comorbidades psiquiátricas pode dificultar o tratamento da dependência química. Isso ocorre porque as drogas podem agravar os sintomas dos transtornos mentais, tornando mais difícil para o paciente se manter abstinente.

O tratamento de comorbidades psiquiátricas em dependentes químicos é essencial para o sucesso do tratamento da dependência química. Caso seja necessário, os pacientes do HUB são encaminhados para outros locais especializados no tratamento das comorbidades. A unidade reconhece a importância de uma abordagem integrada e multidisciplinar.

É importante destacar também o trabalho do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do HUB, que atende pacientes em uma fase mais avançada do processo de recuperação.

Parabéns, Dr. Quirino e equipe pelo trabalho dedicado e pelo compromisso com a recuperação dos dependentes químicos. Que o HUB continue a crescer e a se desenvolver, oferecendo um atendimento cada vez mais qualificado e humanizado.


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content