26 de fevereiro de 2024

Dr. Quirino Cordeiro participou do 8° Congresso Internacional Freemind com a palestra ‘A cracolândia tem solução?’

5 de dezembro de 20232min50
freemind23

No dia 30 de novembro de 2023, o diretor do HUB de Cuidados em Crack e outras Drogas, Dr. Quirino Cordeiro, marcou presença no 8° Congresso Internacional Freemind, realizado em São José dos Campos/São Paulo. O evento proporcionou um espaço importantíssimo para a discussão de questões relacionadas à dependência química, prevenção, tratamento e reinserção social.

O Dr. Quirino abordou um tema polêmico: “A cracolândia tem solução?”, este assunto é de extrema relevância e durante sua apresentação, exibiu um resumo do trabalho desenvolvido no HUB, abordando o mapeamento do perfil dos pacientes, o fluxo de atendimentos, a busca ativa de dependentes químicos na região da cracolândia, os protocolos de atendimentos e outros.

Finalizou apresentando um balanço dos últimos sete meses do HUB e destacou o aumento do uso de canabinóides sintéticos, conhecidos como drogas K, representando mais um grande desafio para a unidade.

Além do diretor do HUB, a discussão foi enriquecida com a presença de outros profissionais, entre eles, destacam-se:

  • Gleuda Apolinário: Socióloga – Assessora Técnica do Gabinete do Vice-governador de São Paulo;
  • Maxwell da Silva: Educador Social do Instituto Padre Haroldo;
  • Gumercindo Monteiro da Silva Junior: Educador Social da Aliança de Misericórdia.

Dr. Quirino:

“Encerro minha participação no 8° Congresso Internacional Freemind com profundo agradecimento pelo honroso convite e pela oportunidade de contribuir para um debate tão importante. Agradeço à organização do evento por proporcionar um espaço tão relevante para a discussão de temas relacionados à dependência química. Agradeço também à mediadora Gleuda Apolinário e aos colegas Maxwell e Gumercindo, cujas experiências e conhecimentos enriqueceram a discussão em torno do tema”.


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content