Dr. Quirino Cordeiro participou da XI Jornada Nacional de Emergências Psiquiátricas

26 de junho de 20242min68
baixados (4)

O diretor do HUB de Cuidados em Crack e outras Drogas, Dr. Quirino Cordeiro, participou da XI Jornada Nacional de Emergências Psiquiátricas, evento online organizado pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) nos dias 21 e 22 de junho.

A ABP reuniu novamente profissionais da psiquiatria para discutir diversos temas nas emergências psiquiátricas, incluindo: manejo dos efeitos colaterais dos psicofármacos; como lidar com as solicitações judiciais no pronto-socorro; agitação psicomotora; emergências em gestantes, crianças e idosos; abordagem do comportamento suicida; transtorno por uso de substâncias; e abordagem do portador de esquizofrenia em emergências.

O Dr. Quirino Cordeiro falou sobre a “Abordagem inicial do paciente com TUS no pronto-socorro” e apresentou seu trabalho no HUB, destacando um balanço do período de 06/04/2023 a 18/06/2024. Nesse período, 93% das internações foram voluntárias. Além disso, 8.473 pacientes foram encaminhados para Hospitais Especializados, enquanto 4.156 foram direcionados para Comunidades Terapêuticas para dar continuidade ao tratamento.

Na mesa-redonda sobre Transtorno por Uso de Substâncias, a debatedora foi a Dra. Analice Gligliotti, com a participação do Dr. Vinicius de Andrade e da Dra. Carla Bicca.

Dr. Quirino Cordeiro
Gostaria de expressar minha sincera gratidão por ter sido convidado a participar novamente da XI Jornada Nacional de Emergências Psiquiátricas da ABP. É sempre um privilégio contribuir para este importante evento e compartilhar conhecimentos com colegas dedicados à psiquiatria. Muito obrigado pela oportunidade!


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content