A luta contra a dependência química em São Paulo: a importância do HUB de Cuidados em Crack e outras Drogas

29 de fevereiro de 20244min40
52811058033_c326632612_6k

A luta contra a dependência química em São Paulo torna-se ainda mais árdua pela escassez de locais para tratamento adequado, um problema grave que afeta milhares de pessoas.

Os efeitos da dependência química geram muita dor, angústia, desespero e se estendem como uma sombra, impactando familiares, amigos e a sociedade como um todo. No Brasil, a dimensão dessa questão é assustadora: 28 milhões de pessoas, segundo o Levantamento Nacional de Famílias dos Dependentes Químicos (Lenad Família) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), convivem com a tristeza de ter um ente querido sob o domínio da dependência.

Nesse contexto, o HUB de Cuidados em Crack e outras Drogas surge como um porto seguro para aqueles que lutam contra a dependência química. Inaugurado em 2023, o HUB oferece um tratamento completo e humanizado para dependentes químicos, com acompanhamento médico, psicológico, social e terapêutico. A equipe da unidade tem o privilégio de contar com o apoio e dedicação do diretor Dr. Quirino Cordeiro, referência na área da saúde mental e dependência química. Sua vasta experiência e expertise contribuem de forma essencial para o sucesso da unidade no tratamento de pacientes em situação de rua.

A importância do HUB para os dependentes químicos

– Acesso a tratamento especializado e gratuito: O HUB oferece atendimento multidisciplinar de qualidade, sem custos para os pacientes.
– Ambiente acolhedor e seguro: A equipe do HUB é altamente qualificada e preparada para lidar com as necessidades específicas dos dependentes químicos.
– Plano de tratamento individualizado: Cada paciente recebe um plano de tratamento personalizado, que leva em consideração suas necessidades e histórico individual.
– Apoio para reinserção social: O HUB oferece acompanhamento para ajudar os pacientes a retomarem suas vidas após a recuperação.

Apesar da importância da unidade, ainda há muito a ser feito para suprir a demanda por tratamento da dependência química em São Paulo. A ampliação do número de unidades especializadas, como o HUB, é fundamental para garantir que todos os que precisam de ajuda possam ter acesso a um tratamento digno e eficaz.

Finalizo, lembrando que é importante que a sociedade se mobilize para que mais pessoas tenham acesso ao tratamento que precisam. A luta contra a dependência química é uma responsabilidade de todos.
É necessário investir na criação de mais centros de tratamento e na capacitação de profissionais para que todos os que sofrem com essa doença tenham acesso ao apoio que precisam.


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content