18 de junho de 20183min

A violência constitui uma das maiores questões de políticas públicas no Brasil. A superação do problema requer a produção de análises e diagnósticos balizados em evidências empíricas, a fim de que se possa propor ações preventivas efetivas. Nesse sentido, para auxiliar pesquisadores, jornalistas e interessados em geral na temática da criminalidade e violência, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública desenvolveu o presente portal “Atlas da Violência”. 

FBSP atlas violencia 2108 Infografico

A filosofia central que norteou a construção do “Atlas da Violência” é a praticidade, onde o internauta pode acessar facilmente os dados provenientes do Ministério da Saúde e das polícias brasileiras, que são disponibilizados para download, ou que podem ainda ser visualizados em vários formatos, como mapas e gráficos. A página principal do portal destaca 10 subtemas, onde o usuário encontrará não apenas as estatísticas, mas inúmeros trabalhos produzidos pelo Ipea (e vídeos), ao longo dos 20 anos em que essa agenda tem sido estudada na casa.

Baixe aqui o Relatório – Atlas da Violência 2018.

Baixe aqui o Relatório – Atlas da Violência 2018 – Politícas Públicas e Retratos dos Municípios Brasileiros.

Baixe aqui o Infográfico.


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter