Jubileu de Diamante da ABP e Dia do Psiquiatra: uma celebração da Psiquiatria brasileira  

13 de agosto de 20264min31
image
*Por Adriana Moraes
 
Neste ano, a celebração é ainda mais especial: a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) completa 60 anos e comemora seu Jubileu de Diamante, marco de uma trajetória dedicada à ciência, à educação médica e à promoção da saúde mental no Brasil. A data também celebra o Dia do Psiquiatra, instituído pela ABP e comemorado em 13 de agosto.

É também uma oportunidade para reconhecer o trabalho do Dr. Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP, carinhosamente conhecido como Dr. AG, que há anos dedica sua experiência, energia e liderança ao fortalecimento da especialidade e à promoção da saúde mental em nosso país.

Entre tantos projetos bem-sucedidos que marcaram sua gestão, merece especial destaque a Campanha Setembro Amarelo, hoje reconhecida como a maior ação de conscientização e prevenção ao suicídio do Brasil.

Atualmente, o Dr. Antônio Geraldo também está à frente da organização do XLIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria (CBP 2026), que será realizado de 28 a 31 de outubro, em São Paulo. Considerado o maior congresso de Psiquiatria da América Latina, o evento reunirá especialistas de diversas áreas para compartilhar conhecimento, discutir avanços científicos e contribuir para o aprimoramento da assistência em saúde mental.

Neste dia especial, nossa homenagem se estende a todos os psiquiatras que, diariamente, dedicam seu trabalho ao cuidado das pessoas. E, de forma especial, ao Dr. AG, cuja trajetória se tornou referência não apenas para os colegas da Psiquiatria, mas para profissionais de toda a área da saúde e para todos que acompanham e admiram sua atuação.

Parabéns aos psiquiatras de todo o Brasil e à ABP por sua história, seu compromisso e sua contribuição à sociedade.

Informações sobre o CBP 2026: https://www.abp.org.br/congresso

 

*Adriana Moraes – Psicóloga da SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) – Especialista em Dependência Química e Saúde Mental – Colaboradora do site da UNIAD (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas)


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra, com o objetivo inicial de oferecer atendimento a funcionários com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Esse trabalho marcou o início de uma trajetória voltada à assistência, à pesquisa e à formação de profissionais na área da dependência química.



Newsletter








    Skip to content