Jovens apostam mais por curiosidade do que por dinheiro, mostra pesquisa

De acordo com o Jornal O Estado de S. Paulo, dados do Lenad III (Levantamento Nacional de Álcool e Drogas), realizado pela Unifesp em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, mostram que mais de 1 milhão de adolescentes brasileiros entre 14 e 18 anos já apostaram, principalmente em bets esportivas.
As principais motivações não são financeiras: 37% apostam por curiosidade e 28% por influência de amigos, enquanto apenas 25% buscam ganhar dinheiro. Além disso, só 34% consideram o ato de apostar “muito arriscado”, o que revela a normalização da prática.
O envolvimento cresce com a idade e é mais comum em áreas urbanas, com mais de 70% das apostas feitas em sites e aplicativos estrangeiros. Entre os que já apostaram, 2,2% apresentam comportamento problemático, com sinais de compulsão e prejuízos emocionais.
Os pesquisadores defendem restrições à publicidade, proibição do uso de influenciadores e a criação de um órgão regulador independente, inspirado nos modelos do Reino Unido e da Espanha.
Foto: Estadão
