16 de outubro de 2025

Estudo revela os riscos genéticos e mentais do uso da Cannabis

16 de outubro de 20252min39
baixados (26)

Pesquisadores da Universidade da Califórnia (UCSD) analisaram dados de 132 mil pessoas e descobriram que o uso e a dependência de Cannabis estão ligados a genes associados à esquizofrenia, transtorno bipolar, obesidade e comportamento impulsivo.

O estudo, publicado na Molecular Psychiatry, mostra que o uso frequente da maconha pode alterar o funcionamento cerebral, afetando a comunicação entre neurônios e o desenvolvimento do cérebro. Um dos genes identificados também está relacionado a transtornos psiquiátricos graves.

Embora nem todos que usam maconha desenvolvem dependência, o transtorno do uso de Cannabis vem crescendo e pode causar dificuldades no trabalho, nos estudos e nos relacionamentos, além de sintomas como náuseas e mudanças de humor.

Nos EUA, mais de 20 milhões de pessoas já apresentam sinais de uso problemático da droga, um aumento expressivo com a legalização e o surgimento de produtos mais potentes e pouco regulados.

A pesquisa reforça que, mesmo com fatores genéticos e ambientais envolvidos, a Cannabis pode causar danos reais à saúde mental e emocional, especialmente entre quem tem predisposição genética a transtornos psiquiátricos.

Texto completo: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrio/2025/10/estudo-indica-por-que-as-pessoas-usam-ou-se-viciam-em-cannabis.shtml

Imagem de Folha de São Paulo


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content